Soluções práticas

Mercado europeu adota o alumí­nio para atender demandas do consumidor moderno

Pesquisas globais sobre tendências de comportamento e expectativas dos consumidores, como as divulgadas durante a feira internacional Anuga de 2015, destacam a necessidade de empresas e marcas inovarem para atender um mercado que exige praticidade e alimentação de qualidade. Responder a essas demandas, oferecendo soluções práticas e simples, segundo Assunta Napolitano Camilo, presidente do Instituto de Embalagem, é uma questão de sobrevicência. Ao exemplificar inovações que vão ao encontro das últimas tendências, Assunta destaca o aumento de oferta de pratos pré-prontos acondicionados em embalagens de alumínio que saem diretamente da gôndola para o forno e depois para a mesa e dispensam lavagem após o uso. Na Europa, encontramos alimentos, como frangos e peixes, em assadeiras de alumínio seladas com filmes transparentes e identificadas por rótulo autoadesivos, sobrepostos ao filme plástico, ou com cinta em BOPP, com qualidade de apresentação superior, conta a consultora em embalagens.

“Nobreza e leveza do alumínio possibilitam inovações em embalagens”

Nos supermercados da Alemanha, é comum encontrar pratos prontos que garantem praticidade e preservação dos nutrientes dos alimentos graças às embalagens de alumínio. Por exemplo, a empresa Nixe, segundo Assunta, oferece aos consumidores salada de atum e outros ingredientes temperados no modo mexicano. Ela explica que a embalagem não é impressa, pois utiliza uma bandeja semirrígida com selagem em folha de alumínio.

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Salada de atum da NIXE

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Paté de truta da Inzersdorfer

Na Áustria, o paté de truta da Inzersdorfer vem em uma bandeja padrão também  selada com folha de alumínio e contém adesivo do tipo bula, no qual o consumidor encontra receitas de outros pratos preparados com o produto. E a rede francesa de supermercados Auchan adota embalagens de alumínio com abertura easy open (fácil de abrir), com sobretampa de plásstico que garante o fechamento, no caso de o produto não ser consumido de uma só vez.  “Acredito que a opção pelo alumí­nio se deve à nobreza e à leveza do material, assim como pelas possibilidades de impressão de boa qualidade, selagem em mesmo material ou em filme transparente”, avalia Assunta.

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