Novelis amplia investimento em cooperativas de catadores

Em nova parceria, empresa pretende aperfeiçoar apoio à profissionalização da coleta de materiais recicláveis

Para ampliar sua atuação de apoio ao desenvolvimento de cooperativas de catadores de materiais recicláveis, a Novelis firmou parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil. Durante três anos, a empresa e a instituição vão trabalhar em conjunto, trocando experiências e promovendo o compartilhamento de tecnologias de gestão de cooperativas e treinamento de catadores.

Para Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, “a união de forças irá favorecer o fortalecimento das cooperativas como Negócio. Além de estimular a autoestima dos profissionais, o projeto também incentiva os catadores a identificarem novas oportunidades dentro do negócio da reciclagem”.

“Empresa já investiu mais de R$ 430 mil em 15 cooperativas da cidade de São Paulo”

Desde 2013, a Novelis atua com o projeto Gestão Solidária e Crescimento Consciente, em parceria com a ONG Reciclázaro, em 15 cooperativas da cidade de São Paulo. Mais de R$ 430 mil já foram investidos em melhoria da gestão das cooperativas, bem como em qualificação dos catadores por meio de treinamentos em práticas de segurança, em conceitos sobre alimentação segura e hábitos de higiene.

De acordo com dados do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) de 2013, aproximadamente 800 mil pessoas atuam como catadores de materiais recicláveis no Brasil. Deste total 30 mil fazem parte de 1.175 cooperativas e são responsáveis pela separação diária de mais de 2,3 mil toneladas de resíduos recicláveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *