Latas especiais

Inovações em tintas e vernizes para embalagens de alumínio abrem novos caminhos para a publicidade de bebidas

Para potencializar suas ações de marketing, os fabricantes de cerveja, refrigerante e energético investem nas “latas especiais” de alumínio. Além de variar em tamanhos e formatos (250ml, 269 ml, 473 ml e 710 ml), que hoje representam mais de 30% do volume comercializado, a principal inovação está no uso de tintas e vernizes especiais que permitem aos profissionais de criação de embalagens explorar ao máximo as latas de alumínio como peças publicitárias.

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“Se querem um produto para vender em casas noturnas, demandam uma embalagem com tinta que se destaca no escuro. Se querem uma bebida para marcar ou promover um evento, uma festa, demandam rótulos que façam alusão a eles, especificamente. Ou seja, a lata se molda facilmente a campanhas publicitárias. Essa é uma das razões do sucesso da latinha: a possibilidade de conversar com a mente criativa dos profissionais de publicidade e de marketing”, destaca Renault Castro, presidente executivo da Abralatas, Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade.

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O uso do verniz táctil é responsável por inovações que vão além do layout arrojado do rótulo ou de funções de visualização. Entre os exemplos está um recente lançamento da Coca-Cola no México, onde as latas ganharam impressões em braille. Enquanto a Heineken optou pelo mesmo insumo para criar uma experiência sensorial que diferencia sua embalagem tradicional da concorrência e agrada o consumidor, pois torna mais fácil segurar a embalagem quando está muito gelada.

O avanço tecnológico também permite o desenvolvimento de tintas especiais que “avisam” o consumidor quando a bebida está na temperatura ideal para ser consumida. Nesse caso é utilizada a tinta termocrômica, desenvolvida na Europa e adaptada ao clima do Brasil, onde a cerveja é consumida em temperaturas mais baixas. Lançada no País em 2000, em embalagem de cerveja, hoje a tinta é produzida de forma contínua e não somente para ações promocionais.

A tinta UV é indicada para diferenciar o produto no momento da venda em casas noturnas, por exemplo. Quando aplicada na superfície da lata ou utilizada para compor o logotipo da marca, a lata brilha no escuro quando exposta à luz ultravioleta. A UV é muito utilizada nas latas de energéticos, para facilitar a identificação do produto para quem serve e consome, além de destacar a marca entre os frequentadores do local.

Para Renault Castro, “o fato de dispor de um rótulo em toda a sua superfície, com cores variadas, com tintas especiais, transforma a lata em uma embalagem única, que se destaca na gôndola do supermercado, no freezer do bar ou da padaria, em celebrações, eventos culturais ou esportivos e ocasiões de lazer, seja noite ou seja dia”.

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