Varejo deve aliar atendimento de qualidade à tecnologia

Em lojas físicas, consumidor brasileiro valoriza agilidade e vendedores bem preparados

Praticidade e conforto são os diferenciais esperados pelos brasileiros nos pontos de venda. Os consumidores estão mais exigentes com os serviços prestados pelas lojas físicas, segundo a pesquisa Global Consumer Insights 2019, produzida pela PwC. O levantamento ouviu 21 mil consumidores em 27 países, ao longo de 2018.

No Brasil, a pesquisa aponta que 58% querem usar métodos de pagamento mais rápidos e fáceis para reduzir filas.  Cerca de 54% dão importância a vendedores com profundo conhecimento dos produtos. Outros 43%  disseram que ao visitar uma loja física é importante que ela disponibilize internet rápida e de fácil acesso.

“Isso mostra que empresas em atuação – ou que querem investir no Brasil – devem aliar a experiência de compras à tecnologia e à qualidade do atendimento. No Brasil, temos diversos casos de varejistas que estão caminhando neste sentido, implementando, por exemplo, chatbots que auxiliam, via inteligência artificial, a jornada online de compras de seus consumidores”, afirma o Sócio da PwC Brasil e Líder de Mercados de Consumos, Ricardo Neves.