Proteção em saquinhos

Sensíveis à ação da temperatura e da umidade, sucos em pó mantêm sabor e aroma em sachês de alumínio

A demanda por sucos em pó, que contam com a proteção de embalagens em sachês de alumínio, tem apresentado crescimento constante nos últimos anos no Brasil. A categoria cresceu 4,8%, entre dezembro de 2014 e setembro de 2015, em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Nielsen fornecidos pela Mondelez, fabricante do suco Tang.

As bebidas em pó Tang, por exemplo, referência na categoria com 45,1% de participação no mercado, é a 4ª marca mais presente nos lares brasileiros entre todos os produtos de bens de consumo, de acordo com Fábio Melo, gerente de Marketing da marca.

“É um produto relativamente barato para o consumidor e com grande penetração em todas as camadas sociais”, avalia Elimar Senna Moraes, gerente de Vendas da Alcoa Alumínio, empresa fornecedora de folhas de alumínio para o mercado de embalagens.

Inflavel_Embalagem

Os sucos em pó também atraem os consumidores devido à conveniência, já que são facilmente diluídos em água e armazenados, uma vez que suas embalagens pesam em média menos de 50 gramas.

Recente estudo da Mintel mostra que, apesar da preferência dos brasileiros por alimentos frescos, os consumidores também buscam sucos de frutas com preços mais acessíveis. A pesquisa aponta que 33% dos entrevistados consomem sucos frescos diariamente, enquanto 30% optam pelas versões em pó na mesma frequência.

Um comportamento, segundo os resultados do estudo, que não apresenta disparidades significativas entre os diferentes grupos socioeconômicos. Enquanto 31% dos consumidores das classes D e E afirmam consumir suco em pó uma vez por dia, 26% dos grupos A e B afirmam fazer o mesmo.

As versões em pó apresentam amplo período de validade e podem ser mantidas em temperatura ambiente. Conveniências que têm como aliadas as embalagens em sachês de alumínio. Além da preservação de consistência, aroma e sabor, a folha de alumínio garante resistência mecânica às embalagens, que são livres do risco de rompimento.

O suco em pó possui ingredientes sensíveis e, por isso, existem controles durante o processo produtivo para garantir a qualidade e segurança dos produtos. “O empedramento pode ocorrer quando o produto entra em contato com umidade ou quando é armazenado de forma incorreta. Quando isso ocorre, há alteração de textura e aparência”, explica Melo, da Mondelez.

Essa vulnerabilidade exige o uso de embalagens com requisitos especiais de proteção e shelf life. Segundo Moraes, “as folhas de alumínio têm papel único e fundamental na estrutura das embalagens flexíveis que normalmente se utilizam para esse produto, com suas propriedades de barreira e permeabilidade contra umidade, odores, luz, passagem de oxigênio e gases”.

Um comentário sobre “Proteção em saquinhos

  1. Denise Garateguy disse:

    Olá, estou estudando possibilidades de embalagens de folha de alumínio para granola, gostaria de saber qual o prazo de validade se utilizarmos este tipo de embalagem. O prazo de validade aumenta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *