Presente para o Dia das Mães

Que tal facilitar a preparação do almoço com bandejas descartáveis de alumínio?

Neste ano, o segundo domingo de maio cairá no dia oito. Além do presente para a mamãe, que sugerimos comprar com antecedência para evitar lugares cheios, nada como surpreender a homenageada com pratos deliciosos e práticos, sem precisar passar um tempão na cozinha, certo? Afinal, deixar a mamãe longe do fogão nesse dia já é um presentão.  

Para tanto, a culinarista consultora da Associação Brasileira do Alumínio, Sonia Wooten, sugere uma deliciosa receita de Bolo inglês, que pode ser preparado com antecedência com a embalagem de alumínio: além do excelente sabor, as mamães ficarão surpresas com tamanha dedicação!

img-interna-diamaes

BOLO INGLÊS: Dia das Mães pede receitas fáceis e gostosas


Ingredientes:

Embalagem
Embalagem descartável de alumínio retangular, capacidade para 650 ml, sem tampa

Ingredientes: Bolo
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas
1 xícara (chá) de uvas passas sem sementes
1 vidro de 100g de cerejas
4 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
100g de manteiga amolecida
1 colher (sopa) de raspa de laranja
1 xícara (chá) de suco de laranja
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher de soja de fermento em pó
1 xícara (chá) de nozes ou castanha do Pará picadas

Ingredientes: Decoração
Suco de laranja
Açúcar de confeiteiro
Frutas cristalizadas
Nozes
Cerejas

Modo de preparo
1.  Bolo – Em uma tigela coloque as frutas cristalizadas, as uvas passas, as cerejas picadas, mas reserve algumas para a decoração.  Deixe as frutas hidratarem na calda da cereja por 1 hora.

2.  Bata os ovos até dobrarem de volume e sempre batendo acrescente o açúcar, a manteiga, a raspa, o suco da laranja, a farinha e o fermento.

3.  Sem bater, acrescente as frutas hidratadas, as nozes e misture bem.

4.  Unte e enfarinhe 3 formas de alumínio descartáveis para bolo inglês e distribua a massa.

5.  Asse em forno médio preaquecido por aproximadamente 40 minutos.

Para decorar – Em uma tigela pequena coloque um pouco de açúcar de confeiteiro e acrescente suco de laranja aos poucos e mexendo, até obter um creme grosso. Coloque uma pequena porção sobre o bolo e decore a gosto. 

Para congelar – Deixe os bolos esfriarem totalmente, embale os bolos individualmente com filme plástico, coloque uma etiqueta com os dados da receita e o prazo de congelamento que é de 6 meses. 

Para descongelar no micro-ondas  –  Desembale a embalagem, coloque a embalagem descartável de alumínio no centro do prato giratório do micro-ondas  e cubra  com uma tampa plástica especial para micro-ondas ou com papel manteiga.  Programe o tempo aproximado de  4 minutos, com 70% de potência. O tempo dependerá da potência do micro-ondas e da estabilidade da rede elétrica. 

Cuidado – observe se a embalagem está totalmente dentro do prato giratório, e que durante o aquecimento não encoste nas paredes do aparelho.

Dica
A embalagem descartável de alumínio permite o congelamento dos alimentos rapidamente, porque é um excelente condutor de temperatura.  Assim, prepare as receitas com antecedência e em maior quantidade e desfrute do conforto de ter alimentos prontos para serem servidos, à sua disposição no freezer. Além disso, podem ser utilizadas no forno convencional ou micro-ondas e levadas imediatamente à mesa. À essa vantagem, somam-se os atributos de beleza e segurança das embalagens descartáveis de alumínio, as únicas capazes de proteger os alimentos contra a ação da luz, do oxigênio e da umidade, preservando o sabor e suas qualidades originais.


Sonia Wooten

Culinarista e consultora de culinária da Associação Brasileira do Alumínio. Sua empresa, SW Projetos Culinários, há mais de 20 anos oferece atendimento aos seus clientes no desenvolvimento de receitas para folhetos e embalagens, estudos de produtos, promovendo palestras, workshops e treinamentos. Sonia Wooten é autora de vários livros de culinária, manuais que acompanham microondas e eletrodomésticos, entre eles, O Grande Livro de Microondas; Tortas; Sabores da Cozinha Contemporânea; Congele em Casa; e Cozinhando no Microondas e é responsável pela edição culinária da Revista Minuto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *