Pesquisa aponta tendência de compras via smartphones

Segundo estudo, 15% dos consumidores brasileiros fazem supermercado pela internet

A pesquisa “Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019”, realizada pelo Ibope Inteligência a pedido da Associação Paulista de Supermercados (APAS), aponta que 15% dos consumidores brasileiros realizam compras de supermercados pela internet. E, devido ao uso generalizado de smartphones, cada vez mais serão feitas por meio desses dispositivos. Segundo o Ebit/Nielsen, no 1º semestre de 2018 foi registrado um aumento de 41% no volume de pedidos por meio de dispositivos móveis.

Dentre as tendências apontadas pelo estudo está a necessidade de o varejo integrar os meios on-line e offline, permitindo, por exemplo, que o cliente entre em um comércio físico, escolha o item desejado e pague via smartphone, ou adquira produtos via e-commerce e realize o pagamento on-line com retirada na loja.

No estudo da APAS/Ibope Inteligência, que ouviu mais de dois mil brasileiros acima de 16 anos, produtos de higiene pessoal e beleza são os preferidos por 57% dos entrevistados que efetuam compras de supermercado via internet. Itens de decoração e utilidades aparecem em segundo lugar e, em seguida, aparecem os materiais de limpeza, com 46% da preferência dos consumidores. Frios e laticínios aparecem em último lugar com 20% das menções.

“Varejo deve aliar recursos de compra online e offline”

Entre os motivos para comprar on-line, 68% dos entrevistados apontaram a maior variedade de produtos, enquanto 67% acreditam que os valores praticados no e-commerce são mais em conta. Dentre as respostas de múltipla escolha, aparece em terceiro lugar a facilidade de comparar preços on-line (57%), enquanto 49% consideraram positiva a percepção de sempre encontrar o que procuram. Apenas 23% citaram a falta de tempo como motivação para comprar via e-commerce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *