Novelis e Vá de Lata coletam materiais recicláveis na Sapucaí

Durante os desfiles de Carnaval do RJ, campanha coletou, separou e tratou 30 toneladas de resíduos em cooperativa montada no sambódromo

Durante o Carnaval 2019 do Rio de Janeiro, o movimento Vá de Lata, com o apoio da Novelis, coletou 30 toneladas de resíduos durante os ensaios técnicos e desfiles da Marquês de Sapucaí, superando em mais de 100% a meta prevista de 14 toneladas. As latas de alumínio corresponderam a 66% do material coletado.

Segundo o movimento, com a reciclagem do material coletado, foram poupados cerca de 148 MWh de energia, o suficiente para abastecer mais de duas mil residências populares durante um mês, e 443 metros cúbicos de água, além de gerar uma economia de cerca de R$ 30 mil para o poder público com a destinação correta dos resíduos.

“Campanha coletou 19 toneladas de latinhas de alumínio”

O público que assistiu aos desfiles recebeu sacolas biodegradáveis e orientações sobre como separar lixo orgânico e reciclável durante a festa. A cada intervalo, as sacolas foram recolhidas por catadores de materiais recicláveis e levadas para uma esteira de separação alocada em uma cooperativa montada no setor A da Sapucaí. No local, o material foi separado, tratado e depois encaminhado para reciclagem. Cerca de 85 catadores, da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, trabalharam no projeto.

De acordo com Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, apoiar iniciativas que promovam a reciclagem faz parte da estratégia da Novelis e de seu compromisso com a sustentabilidade. “A empresa é a maior recicladora de alumínio do mundo e iniciativas como essa fomentam o processo de economia circular”, destaca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *