Medicamento seguro

Blister de folha de alumínio garante conservação de princípio ativo e ajuda a combater falsificações

As folhas de alumínio são fortes aliadas do mercado farmacêutico. Elas garantem impermeabilidade, resistência à corrosão, opacidade, impedem a oxidação. Fatores fundamentais para a conservação do princípio ativo do medicamento.

img-interna-medicamento-seguro

Além do blister tradicional, os fármacos de alta sensibilidade são embalados com o flexível blister alu-alu, composto   por tampa (blister tradicional), com propriedades de selabilidade e proteção, e corpo de laminado de altíssima barreira a umidade, oxigênio, aroma e luz.

“Os medicamentos que mais utilizam essa apresentação de embalagem são os comprimidos, comprimidos revestidos, drágeas, pastilhas, cápsulas duras e cápsulas moles”, explica Renato Pecoraro, diretor industrial do laboratório Medley. Empresa que conta com o fornecimento de seis indústrias nacionais de alumínio, consumindo de cinco a 10 toneladas mensais do material.

A matéria-prima das embalagens são folhas com ligas de alumínio com espessuras entre 21 a 45 µm. Uma característica muito importante para a demanda do segmento farmacêutico, devido à baixa tolerância a micro furos, segundo Claudio Leite, gerente comercial de folhas de alumínio da Novelis.

“Impressão de picotes garante fracionamento individual sem comprometer a proteção da embalagem”

Pecoraro destaca outro diferencial do blister de folha de alumínio: “Permite a impressão de informações, como o número do lote e a data de validade do produto, que podem ser relacionadas com a embalagem secundária (cartucho), minimizando os riscos de falsificação”.

A embalagem ainda é essencial para o fracionamento seguro, de acordo com o diretor industrial do laboratório Medley. Para ele, uma das principais vantagens dos blisters é possibilitar a impressão de picotes ao redor de cada comprimido ou cápsula, que permitem o destaque unitário da cartela, mantendo a embalagem intacta. O que garante que o medicamento continue protegido dentro da sua embalagem original.

Um comentário sobre “Medicamento seguro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *