Impressão customizada favorece marketing da indústria de bebidas

Tecnologia permite impressão simultânea de 24 tipos de arte em mesmo lote de latinhas de alumínio

Os lançamentos de campanhas de latas de alumínio customizadas fazem parte das estratégias de marketing da indústria de cervejas e refrigerantes, para oferecer um diferencial entre os concorrentes que dividem o mesmo espaço nas gôndolas dos supermercados.

Entre os mais recentes está a campanha  “Fala na Lata Kaiser”, que desde janeiro traz 14 frases diferentes nos rótulos da cerveja da marca e ainda interage com o consumidor, que pode personalizar uma lata virtual com sua própria frase e enviá-la a amigos via redes sociais.

As opções de rótulos que dialogam com o consumidor foram ampliadas graças ao desenvolvimento tecnológico do processo de impressão. “O projeto original das impressoras, criado há 50 anos,  foi concebido para permitir a produção de uma única arte na lata. Isso dificultava atender os projetos inovadores dos clientes que desejavam colocar no mercado lotes de latas com múltiplas artes“, explica João André Villas-Boas, supervisor de Desenvolvimento de Rótulos, da fabricante de latas de alumínio Ball.

“Rótulos com frases e imagens personalizadas ampliam opções de campanhas que dialogam com o consumidor”

Com a tecnologia Dynamark, desenvolvida pela Ball, num mesmo lote de latas podem ser impressas 24 frases e imagens diferentes simultaneamente. De acordo com Villas-Boas, no processo tradicional, a criação dos rótulos era limitada.  “No máximo, havia duas ou três artes, e a única opção era fazer lotes inteiros da primeira arte, depois outro da segunda e, por fim, da terceira. A exceção era quando tínhamos duas impressoras imprimindo na mesma linha de produção, isso fazia com que pudéssemos fazer duas artes de forma simultânea”, explica Villas-Boas.

De acordo com o supervisor, hoje as variedades gráficas dos rótulos são infinitas, que contam com o diferencial das latas de alumínio. “Acredito que ainda não exploramos todo o potencial dessa tecnologia. Diferente de outras embalagens para bebidas, a lata pode ser impressa em toda a sua superfície, em 360 ͦ, e isso oferece um vasto campo a ser explorado”, conclui.

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