FLEXÍVEIS

As embalagens flexíveis de alumínio fazem parte do dia a dia dos consumidores, devido às vantagens oferecidas pelo metal.

Barreira eficaz contra a umidade, o oxigênio e a ação da luz, a folha de alumínio é largamente utilizada na produção de embalagens para produtos das indústrias alimentícia, farmacêutica, química e de cosméticos

 

São encontradas nas gôndolas dos supermercados, numa variedade de marcas de alimentos e bebidas acondicionados em embalagem cartonada asséptica, pouch, sachê, stick pack, strip, tubo laminado (bisnaga) e tampas.

A folha de alumínio também está presente nas embalagens dos produtos farmacêuticos, oferecendo segurança e praticidade aos consumidores de medicamentos. Uma vez que blisters, bisnagas e outras embalagens flexíveis impedem qualquer alteração do produto e os blisters ainda permitem o fracionamento de comprimidos sem qualquer risco de contaminação.

Blister
blister Utilizado pela indústria farmacêutica para embalar comprimidos, o blister tradicional é composto por folha de alumínio e verniz termosselante. Ao contrário da embalagem em vidro, o medicamento está protegido de ações externas de contaminação e pode ser fracionado com segurança. O blister também é utilizado pela indústria de confeitos para embalar balas e gomas de mascar. O alumínio garante barreira a gases, umidade, aroma, gordura e luz.

Blister alu-alu
blister-alu-aluA embalagem de alumínio é responsável pela conservação das características de medicamentos sólidos, em formato de comprimidos, altamente sensíveis ao meio exterior. A embalagem flexível blister alu-alu é composta por tampa (blister tradicional), com propriedades de selabilidade e proteção, e corpo de laminado de altíssima barreira a umidade, oxigênio, aroma e luz.
Strip
strip-novoEmbalagem flexível de alumínio utilizada pela indústria farmacêutica para embalar comprimidos de diversos tamanhos, entre eles os efervescentes. Também é indicado para acondicionar balas e outros confeitos, com estruturas diferenciadas.
Sachê
sacheAlém de proteção a umidade, oxigênio, aromas e luz, a folha de alumínio garante resistência mecânica aos sachês. Livres do risco de rompimento, essas embalagens flexíveis são usadas pelas indústrias farmacêutica, alimentícia e de cosméticos. Embalam produtos em pó e granulados como efervescentes, temperos, café e produtos de tratamento de cabelos.
Bisnaga
bisnaga

As bisnagas laminadas possuem alta capacidade de compressão, o que beneficia a dosagem e aplicação de cremes e géis. São usadas principalmente em cosméticos, como os cremes dentais, e em produtos farmacêuticos para assaduras e anti-inflamatórios. Sua estrutura externa de polietileno possui uma folha de alumínio integrante que atua como barreira a gases, umidade e odores.

Cartonada Asséptica
cartonadaConhecida pelos consumidores como embalagem longa vida, a cartonada asséptica possibilita a preservação dos sabores, das cores naturais, das vitaminas e dos valores nutricionais dos alimentos durante meses e até anos, sem necessidade de refrigeração.

Esse tipo de embalagem contém alumínio, que, além de proteger os produtos do oxigênio e dos odores, cumpre uma função fundamental: barra o efeito da luz, responsável pela deterioração e perda de vitaminas e sabores de bebidas quando embaladas em vidro, como o leite fresco e os sucos naturais.

Apenas 1,5 gramas de folha de alumínio, em bloco laminado pesando 28 gramas, permite, por exemplo, que um litro de leite seja armazenado por vários meses.

Stick Pack
stick-pack-novo
A proteção oferecida pela folha de alumínio aos alimentos (barreira contra oxigênio, luz, aroma e umidade) está presente nas embalagens stick pack. Uma embalagem flexível muito utilizada para produtos de consumo individualizado ou fracionados, como café instantâneo, sucos em pó e preparados para vitaminas.
Tampa/Bandeja
tampa-bandejaAs tampas, usadas nas bandejas em embalagens de iogurtes, sobremesas, águas, molhos, manteigas, entre outros produtos, alia a perfeita selagem à facilidade de abertura. Há produtos que utilizam a tampa laminada, composição de alumínio e poliéster, e outros produzidos apenas com folha de alumínio.
Selos
seloO substrato de impressão e o aspecto clean e metálico são as propriedades do alumínio presentes nos selos, utilizados nos lacres de frascos de plástico que embalam, em especial, iogurtes líquidos e outras bebidas lácteas.
Pouch
pouch2Além de proteger a qualidade e vida útil dos produtos, os pouches são atrativos e facilitam a exposição da marca. São utilizados principalmente pelas indústrias alimentícia, farmacêutica, de cosméticos, higiene e limpeza e de pet food. Os pouches flexíveis são versáteis e podem embalar todo tipo de alimento: pós, perecíveis, pastosos e líquidos. O uso de alumínio na composição das embalagens conserva as características e a vida útil de molhos, maioneses, carnes processadas, azeitonas, conservas e bebidas.