Cápsulas de alumínio mantêm aroma e sabor do café

Estudo aponta o alumínio como a melhor solução para proteger a qualidade das doses individuais de café e garantir logística reversa

Um estudo recente publicado por Chahan Yeretzian, da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique, na Suíça, comparou quatro materiais diferentes e concluiu que as cápsulas de alumínio são as melhores para preservar o frescor e o aroma do café durante o prazo de validade de um ano. Os dados foram divulgados pela Nespresso, que utiliza o alumínio para proteger a qualidade e o frescor dos Grands Crus.

“Nossas cápsulas de alumínio, hermeticamente fechadas, fornecem a melhor proteção contra fatores como oxigênio, luz e umidade. Outro fator é que o alumínio tem uma função essencial nos cafés Nespresso. As cápsulas são desenvolvidas para interagir com a máquina e proporcionar a alta pressão equivalente àquela das máquinas espresso profissionais”, explica Christiane Nunes, gerente de Relações Públicas da Nespresso Brasil.

Como um dos maiores produtores e consumidores de café mundiais, o Brasil é considerado um mercado estratégico para o setor. De acordo com Pedro Feliu, diretor Nescafé Dolce Gusto, os brasileiros consomem cerca de 225 mil xícaras da bebida por minuto e 3% das vendas de café são em cápsulas . Em 2015, foram consumidas 520 milhões de cápsulas, segundo Feliu.

“Em 2015, o Brasil consumiu 520 milhões de cápsulas de café

Além das vantagens do alumínio, a cápsula atende às necessidades do consumidor contemporâneo, que busca a conveniência das embalagens de monodoses e variedades de tipos de cafés, segundo Feliu. Apenas a marca Nespresso disponibiliza aos brasileiros 24 opções. “Em nossas boutiques incentivamos os clientes a descobrirem novas opções de café desde os suaves, até os equilibrados, intensos, superintensos e aromatizados, além das edições limitadas lançadas anualmente”, conta Christiane.

Outro diferencial da cápsula de alumínio está relacionado a produção e ao consumo sustentável, pois auxilia os fabricantes a manter ações de logística reversa devido ao alumínio ser 100% reciclável. O sistema implantado pela Nespresso permitiu que no final de 2014 a marca atingisse a capacidade de mais de 80% de coleta de cápsulas. E até 2020, pretende alcançar 100%, segundo a gerente.

A Nespresso conta com 28 pontos de coleta de cápsulas no Brasil. Nas cidades onde não há pontos de coleta, a Nespresso orienta que as cápsulas sejam encaminhadas aos Postos de Entrega Voluntária (PEV), onde o material é recolhido para reciclagem.

A relação entre um café bem tirado e o alumínio é bem antiga. Quer saber há quanto tempo essa parceria existe? Leia esse artigo: A história do alumínio e do café.

2 comentários sobre “Cápsulas de alumínio mantêm aroma e sabor do café

  1. Carlos Barbosa disse:

    Bom dia.
    Vocês conhecem alguma empresa no Brasil que industrializa cápsula tipo nespresso de alumínio e que emcapsula o café?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *